23.1.04

ESPIRITISMO À BRASILEIRA

Sandra Stoll, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná e pesquisadora-orientadora do NAU, acaba de lançar o livro Espiritismo à brasileira, co-edição da EDUSP com a Editora Orion.

As estórias de vida e a produção de três personagens constituem o fio condutor da revisão, proposta neste livro, sobre a narrativa histórica e interpretação antropológica dos trajetos do Espiritismo no Brasil. Allan Kardec, fundador da doutrina, abre a discussão do tema; os personagens principais, porém, são dois médiuns brasileiros, de renome internacional, cujas estórias de vida marcam a produção de "um modo de brasileiro de ser espírita" que envereda em duas direções. A primeira reinterpreta a matriz francesa do kardecismo a partir do modelo de virtudes cristãs, tendo seu modelo exemplar, paradigmático, concretizado na biografia de Chico Xavier. A segunda, representada por Luiz Antonio Gasparetto, afasta-se dessa tradição por meio da apropriação de idéias e práticas de outros sistemas de conhecimento, em especial da "auto-ajuda" e "Nova Era", delineando um novo agir moral caracterizado pela absorção do ideário da sociedade de consumo: felicidade, prazer, auto-realização, prosperidade. Mais do que uma história do Espiritismo, o que a leitura desse livro traz, portanto, é a sua dinâmica contemporânea, encenada pela tensão entre distintos paradigmas.
Chico Xavier, o personagem central, pela primeira vez é apresentado como objeto de estudo acadêmico. Sua estória de vida, tão divulgada quanto os mais de 400 livros que ele escreveu, constitui a principal fonte documental utilizada para delinear o chamado "estilo católico" que veio a tornar-se o modo hegemônico de "ser espírita" no Brasil. Luiz Antonio Gasparetto, hoje envolvido com os temas da "Nova Era" e práticas de "auto-ajuda", faz o contraponto, sinalizando por meio de novos usos rituais da prática mediúnica algumas das tendências emergentes no espiritismo.

Sandra Stoll, é paulistana, e há muitos anos reside em Curitiba. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, tem artigos publicados na Revista de Antropologia da USP, nos Cadernos do ISER e na Revista de História da Universidade Federal do Paraná. É uma das coordenadoras do NUARP (Núcleo de Arte, Ritual e Performance) da UFPR.

COMO ADQUIRIR O LIVRO ESTANDO FORA DE CURITIBA
O livro Espiritismo à Brasileira pode ser encomendado diretamente à Orion Editora (orioneditora@terra.com.br).O preço é de R$35,00 + R$ 3,00 de frete. A compra deve ser feita por Depósito Bancário realizado em nome da Orion Editora no:

Banco do Brasil (001)
Agência 3390-1
Conta Corrente 13205-5

Enviar cópia do comprovante de depósito por e-mail para
orioneditora@terra.com.br ou por fax (41) 372-4552 , incluindo o endereço para o qual deseja que o exemplar seja enviado.