20.9.05

Homenagem a Lévi-Strauss


O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, 97 anos, que participou da missão fundadora da Universidade de São Paulo (USP), há 70 anos, receberá uma homenagem brasileira nesta quarta-feira (20/9).

Adolpho José Melfi, reitor da USP, e Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento, visitarão o Laboratório de Antropologia Social no Collège de France, em Paris, onde concederão a Lévi-Strauss um passaporte para a Cidade do Conhecimento, versão digital da USP que completa cinco anos neste mês.

O antropólogo também conhecerá trechos do CD e do DVD Emancipação digital, que será usado como instrumento de pesquisa sobre as possibilidades de desenvolvimento econômico e social local por meio da certificação digital, especialmente em áreas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) negativo.

O DVD contém imagens da Rede Pipa Sabe, no Rio Grande do Norte, onde a Cidade do Conhecimento instalou um telecentro fundado para a valorização do saber local, assim como do início do trabalho com os índios xavantes da Aldeia São Pedro, onde Lévi-Strauss esteve na década de 1930.

A homenagem ao intelectual francês trará também a criação de um site sobre seu pensamento e sua influência. Professores considerados “discípulos” do antropólogo no Brasil serão convidados a compartilhar suas visões com estudantes do ensino médio, educadores e outros interessados.

A comunidade funcionará como um dos módulos do programa “Educar na Sociedade da Informação”, rede de aprendizado permanente que a Cidade do Conhecimento desenvolve com professores das redes educacionais públicas e privadas em São Paulo e em outros Estados brasileiros.

Lévi-Strauss será convidado a integrar essa comunidade como o “cidadão número 1”, com direito a uma carteira de identidade digital certificada pela Cidade do Conhecimento e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Mais informações: www.cidade.usp.br
Agência FAPESP