12.3.08

Defesa de Dissertação



Para todos os gostos: um estudo sobre classificações, bailes e circuitos de produção do forró.

Daniela Alfonsi

Data
: 14 de março, às 14h.
Local: Sala 114 do Prédio da Administração da FFLCH
Orientador: José Guilherme C. Magnani


Resumo:
A dissertação apresenta as controvérsias que envolvem músicos, produtores e públicos apreciadores no que diz respeito ao forró, seus bailes, danças e músicas. A partir das denominações que se atribuem aos estilos desse gênero musical (como forró eletrônico, pé-de-serra e universitário), o trabalho visa a discorrer sobre os significados atribuídos a tais termos em diferentes contextos e por atores distintos na disputa pela definição e legitimação da maneira de se tocar o forró. Mais do que distinguir um tipo específico de fazer musical, essas classificações ajudam a configurar gostos, opiniões e a organizar os bailes de forró na cidade de São Paulo, local privilegiado da pesquisa. Esses bailes ocorrem em diversos bairros da metrópole e abrangem diferentes circuitos e classes sociais. As classificações do forró ajudam, também, a delimitar os significados dessas classes sociais em contextos distintos e relacionar o que se faz no Sudeste do País ao que é produzido no Nordeste, local tido como origem do gênero. Assim, tenta-se compreender como e por quê se configura essa associação entre um gênero de música popular, uma forma de lazer e a hierarquização dos espaços onde ocorrem suas práticas, a partir do ponto de vista da distinção social. O principal objetivo da pesquisa, portanto, é compreender como se dá, a partir da confluência dos três elementos (música, dança e baile) e das distintas representações de sua origem, a produção social da diferença que separa músicos, públicos e demais apreciadores em espaços e circuitos diversos.

Banca examinadora:
Prof. Dr. José Guilherme C. Magnani
Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo - UFSCar
Prof. Dr. Fernando Pinheiro - USP.